O Bolsa Família acompanha cerca de 17,1 milhões de crianças e adolescentes que frequentam a escola

O acompanhamento da freqüência escolar de crianças e adolescentes do Programa Bolsa Família, do período de junho e julho, ficou em 84,67%. Em comparação ao período anterior, que foi abril e maio, houve elevação de quase 1,5 ponto percentual.

Ao todo, são 17,1 milhões de crianças a adolescentes que freqüentam a escola e que precisam ter os dados informados pelo gestor máster de educação no sistema do Ministério da Educação (MEC).

A informação sobre os adolescentes de 16 e 17 anos chegou a 76,72% do total de 1,9 milhão de beneficiários nessa faixa etária. Eles precisam freqüentar pelo menos 75% das aulas, mensalmente.

Já as informações de freqüência dos estudantes de 6 a 15 anos ficou em torno de 85,68%, do total de 15,2 milhões. A presença exigida dos alunos dos 6 aos 15 anos é de 85% das aulas.
|
Comunicamos que devido aos vários avisos constantes nos comprovantes de pagamentos dos beneficiários, constatamos que alguns dos vários problemas vêm de um arquivo retorno da data de 10 de março 2008 entre outros, pois estes arquivos, quando retornados e não tratados com carinho e atenção, em algum momento poderiam acontecer, por tanto, como o MDS nos informa que no máximo de (2) anos, todos os beneficiários terão que comparecer a Secretaria Municipal de Assistência Social para fazer atualização do mesmo.
Sabemos também que a maioria realizou sua atualização diante do município, não sendo concretizado no envio para o MDS, pois os mesmos na sua maioria retornam com rejeição.
Visando o bem estar e a melhoria dessas famílias beneficiárias, fomos orientados pelo MDS para solicitar uma base caixa, pois eles alegaram que a nossa base se encontrava desatualizadas.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, por sua vez solicitou e recebeu a base caixa dia 07 de agosto. Instalamos dia 10 e 11 agosto, realizamos testes, mesmo assim os problemas continuaram. Passamos o problema para o órgão competente que nos orientou a solicitar uma nova base bem mais atualizada. Segundo o Sr. Rafael e a Sr. Rafaela, ambos atendentes SAC CAIXA MDS, Informaram mais uma vez ao MDS que por sua vez destacou que a nossa base caixa continua desatualizada.
Não havendo tempo necessário, convocamos todos a comparecer na Secretaria Municipal de Assistência Social entre os dias 24 à 28 de agosto para atualização.
Informamos também que a realização cadastral não quer dizer que esteja livre de bloqueio, mas iremos trabalhar para que o mesmo não aconteça.
Lembramos também que devido a falta de transição (mudança de “prefeito”) que é por lei, e o estado em que pegamos todos os computadores do SMAS (limpos e sem o programa do CADUNICO), de certa forma, nós “funcionários e beneficiários” fomos prejudicados.

Gostaríamos de contar com a compreensão de todos os beneficiários, pois não estamos de braços cruzados, estamos fazendo o ponto de ligação entre vocês e o MDS, para que todas as informações sejam prestadas com clareza.
|