Nº 19 – Outubro de 2009

O Controle Social no acompanhamento do Programa Brasil Alfabetizado

A colaboração das Instâncias de Controle Social é fundamental para garantir o acesso dos beneficiários do PBF e dos inscritos no Cadastro Único aos programas complementares

A articulação e a promoção de programas complementares estão relacionadas à terceira dimensão do Programa Bolsa Família (PBF) e visam contribuir para a geração de oportunidades para famílias beneficiárias do Programa em diferentes áreas, como educação, qualificação profissional, trabalho, melhoria das condições habitacionais, documentação civil, acesso ao microcrédito. O objetivo desses programas é complementar e potencializar os impactos proporcionados pela transferência de renda e pelo cumprimento das condicionalidades, contribuindo não apenas para o alívio imediato da pobreza, mas também para a superação sustentada da vulnerabilidade econômica e social. Esse é um dos objetivos básicos do PBF, presente no artigo 4º do Decreto 5.209: “estimular a emancipação sustentada das famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza”.

Em cumprimento a agenda de articulação de Programas Complementares, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) firmou parceria com o Ministério da Educação (MEC) para promover o atendimento dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e dos cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) nas turmas de alfabetização de jovens e adultos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Essa parceria é mais um esforço para integrar o PBF com outras ações do governo federal. Com ela, espera-se aumentar a escolaridade e reduzir o analfabetismo entre a parcela da população mais vulnerável, aumentando também as oportunidades de inclusão social, produtiva e cidadã.

Como funciona o PBA

O PBA desenvolve-se em parceria com estados e municípios, e consiste na transferência de recursos financeiros para a formação de alfabetizadores que, por sua vez, alfabetizarão jovens e adultos. O MDS divulgou o Informe 190, que orienta os gestores municipais sobre os procedimentos para localizar e encaminhar os jovens, adultos e idosos com perfil para alfabetização, para serem matriculados nas turmas do PBA.

Verifique se o seu município aderiu ao Programa Brasil Alfabetizado em 2009. Caso a prefeitura municipal não tenha aderido ao PBA, consulte a lista de estados que aderiram ao PBA e verifique se o seu município encontra-se na lista daqueles que serão atendidos no Plano Plurianual de Alfabetização estadual.

ATENÇÃO: AS MATRÍCULAS NAS TURMAS DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO VÃO ATÉ 15 DE FEVEREIRO DE 2010.

Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento Fome Zero, pelo telefone 0800 707 2003 ou nos endereços eletrônicos programas.complementares@mds.gov.br e controlesocialpbf@mds.gov.br.

Alguns resultados dessa parceria

A parceria entre o MDS e o MEC já contribui para a alfabetização de 536 mil cidadãos inscritos no CadÚnico, dos quais quase 380 mil são também beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), pelo Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em 2006 e 2007. A porcentagem de atendimento de pessoas cadastradas pelo PBA aumentou de 21,9%, em 2006, para 33,8%, em 2007, o que mostra um maior engajamento dos governos locais para a formulação de estratégias cada vez mais efetivas na mobilização desses cidadãos para a matrícula nas turmas de alfabetização.

Exercendo o seu papel

Para garantir a matrícula dos beneficiários do PBF e dos inscritos no Cadastro Único, que têm interesse em se alfabetizar, nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado, as Instâncias de Controle Social possuem papel fundamental. As ICS podem contribuir de diversas formas:

· Informar-se sobre os prazos e locais de matrícula;

· Divulgar junto às lideranças comunitárias locais, postos de saúde, escolas e outros locais onde os beneficiários possam ter acesso à informação;

· Conscientizar os beneficiários quanto à importância de se alfabetizar;

· Verificar junto ao gestor municipal do PBF quais as formas adotadas pela gestão para divulgar a ação e mobilizar os beneficiários; e

· Acompanhar se os beneficiários inscritos para participar do PBA estão conseguindo acompanhar as aulas ou concluir o curso. Ao identificar dificuldades, conversar com o gestor municipal e com a instituição de ensino para ajudar a identificar os motivos e auxiliar na sua resolução.